Como conseguir um financiamento habitacional pela CDHU

Como conseguir um financiamento habitacional pela CDHU

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) é uma empresa de habitação popular do Estado de São Paulo, ela constrói casas e apartamentos principalmente para famílias de baixa renda, por essa razão os seus imóveis possuem prestações acessíveis se comparado a um financiamento imobiliário convencional. Neste artigo o site vai tratar sobre o procedimento para realizar o cadastro e/ou inscrição na CDHU de seu município, tal procedimento é importante para que você entre na fila de espera da companhia.

Importante: A CDHU só permite que o cadastro/inscrição seja efetuado em períodos pré-determinados de acordo com a disponibilidade do município. O período de inscrição acontece normalmente quando novas casas ou apartamentos estão prontos ou em fase final de construção. A companhia divulga o período de inscrição na mídia local e também permite que o interessado acompanhe o processo seletivo dos municípios por meio da internet.

O interessado poderá acompanhar pela internet quais os municípios que estão com cadastro habitacional em aberto, tal consulta pode ser feita por meio do site oficial da CDHU SP, por meio dessa página é listado todos os empreendimentos que estão em processo de seleção, bem como os horários e locais para agendamentos ou inscrições. É muito importante ficar atento ao prazo de inscrição para não perder a chance de sair do aluguel através dos apartamentos da companhia.

Fique atento também a renda familiar exigida pelo empreendimento, pois a CDHU tem empreendimentos voltados exclusivamente a famílias de baixa renda ou de maior poder aquisitivo. As exigências variam de acordo com o empreendimento, local, quantidade de dormitórios, etc.

Para ser elegível para um financiamento de um apartamento com a CDHU (Companhia Paulista de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) é preciso que o mutuário interessado não seja proprietário de outro imóvel e que também não tenha financiamento em vigor, além disso a renda familiar bruta não deve ultrapassar os dez salários mínimos (vigente). A companhia também não atende aqueles que já foram beneficiados por outros programas habitacionais, pois será feita a consulta ao CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários).

Podemos dizer que não é nada fácil ser contemplado por um imóvel popular, visto que a concorrência na maioria dos municípios é muito grande, porém fique atento ao período de inscrição, quem sabe você é o próximo selecionado. Lembre-se de que os imóveis da empresa possuem prestações calculadas de acordo com a renda do mutuário, além disso o prazo de pagamento pode chegar a mais de vinte anos para viabilizar o pagamento.

Atualmente a maioria dos empreendimentos da CDHU é no padrão Condomínio Fechado e/ou Conjunto Habitacional, sendo que a maioria deles dispõem de guaritas para o controle de acesso de moradores e áreas de lazer.