Financiar imóvel com 'nome sujo': É possível?

Financiar imóvel com 'nome sujo': É possível?

Muitos brasileiros estão com o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito (SCPC, SPC ou Serasa), isso acaba gerando muito transtorno para o consumidor, visto que o consumidor que está negativado praticamente não consegue comprar nada a prazo. A boa notícia é que para financiar uma casa ou apartamento é possível em alguns casos até mesmo com o nome sujo, tal possibilidade é garantida apenas aos beneficiários da primeira faixa do Minha Casa, Minha Vida que atende apenas às famílias de baixa renda.

Subsídios – A principal razão para a faixa I conseguir financiar um imóvel mesmo com o nome sujo se deve ao fato desse grupo ser considerado de interesse social. O Governo Federal chega a subsidiar (pagar) até 95% do valor dos imóveis dessas famílias, isso porque cada beneficiário paga apenas 5% de sua renda durante 120 meses (10 anos), todo restante é pago com os recursos do Minha Casa, Minha Vida.

Partindo desse princípio, uma família com renda de R$ 1 mil, deve pagar ao banco R$50,00 por mês durante o financiamento do imóvel, por conta da maior parte ser paga pelo Governo Federal não há análise de risco pelo banco financiador, isso porque o “avalista” é o próprio governo, pois é ele que paga a maior parte do valor do imóvel para as famílias de baixa renda.