Posso financiar pelo Minha Casa, Minha Vida sendo autônomo?

Posso financiar pelo Minha Casa, Minha Vida sendo autônomo?

Adquirir uma casa ou apartamento é o sonho de muitas famílias, ter a tão sonhada casa própria. A burocracia envolvida nos trâmites legais dos financiamentos imobiliários acaba por em muitos casos impedir a realização desse sonho, visto que a maioria dos bancos pedem a comprovação de renda, cuja parcela do imóvel não pode ultrapassar 30% da renda líquida, tal regra atrapalha principalmente as famílias de baixa renda. Mas o que pouca gente sabe é que pelo Minha Casa, Minha Vida faixa I a burocracia é bem menor, é possível financiar até mesmo com o nome sujo e sem ter como comprovar renda.

Na faixa I a burocracia é menor pois o governo é o principal “fiador” do imóvel, ele chega a bancar cerca de 90% do valor dos imóveis negociados nessa faixa. Para se ter uma ideia, cada família paga o equivalente a 5% da renda durante 10 anos (120 meses), em contrapartida o Governo Federal faz o pagamento do valor restante através dos subsídios.

Características da faixa I

Como pode ser observado acima, os imóveis da Faixa I do Minha Casa, Minha Vida possuem características que os diferem dos demais financiamentos. Uma família sorteada nessa faixa paga apenas 5% de sua renda durante 120 meses. Outra característica é que não há exigência de entrada/lance, análise de risco e consulta aos órgãos de proteção ao crédito, então mesmo aqueles que possuem o “nome sujo” conseguem financiar.

Infelizmente conseguir um financiamento por essa faixa não é muito fácil. Como a demanda por imóveis é sempre maior do que a oferta, os municípios fazem o cadastro das famílias, posteriormente realizam um sorteio.

Sem o MCMV às famílias de baixa renda não teriam acesso à Casa Própria, isso porque dificilmente um banco aprovaria um financiamento devido ao risco e também pelo fato das prestações não subsidiadas, não serem compatíveis com a renda.

Na primeira faixa o valor do subsídio pode chegar a até 96% do valor venal do imóvel.