Caixa dará carência de até 6 meses nos financiamentos imobiliários

A Caixa Econômica anunciou nesta quinta-feira (09), que o banco oferecerá carência de até 180 dias (6 meses) nos financiamentos imobiliários, tal condição será válida para pessoas físicas, construtoras e incorporadoras.

Para Pessoa Física a carência de até 180 dias para começar a pagar valerá apenas para os novos contratos. Aqueles que já tenham contrato de financiamento vigente com o banco poderão optar pelo pagamento parcial dos encargos por três meses (90 dias).

Ao aumentar o prazo de carência nos novos financiamentos, o banco facilitará a compra via financiamento imobiliário neste momento tão delicado que o país enfrenta. Por conta da crise muitas pessoas estão adiando a realização do sonho da casa própria e, com isso, têm havido uma queda nas vendas do setor imobiliário.

Já para as construtoras e incorporadoras, o prazo de carência estendido de até 180 dias vale para as novas contratações na chamada fase de retorno dos financiamentos. Para obras em execução o banco vai oferecer ainda antecipação de até três meses no cronograma das obras, além de liberar os recursos dos financiamentos que ainda não tiverem sido utilizados pela empresa que executa a obra.

A CEF ainda permitirá que as construtoras optem pelo pagamento parcial dos encargos por até 90 dias.

Os consumidores e as construtoras que já possuem contrato de financiamento com a Caixa deverão entrar em contato com a agência responsável pelo contrato para usufruir dos benefícios anunciados, visto que a carência não será estendida automaticamente para quem já possui contrato assinado.

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, caso a crise piore o banco estatal líder em financiamentos imobiliários no país não descarta prorrogar a carência nas prestações do crédito imobiliário, tudo dependerá do cenário econômico e da inadimplência nos imóveis já financiados pelo banco.

A Caixa não informou qual será o impacto financeiro da medida para ajudar o setor.