Banco do Brasil não financiará mais o Minha Casa Minha Vida

Banco do Brasil não financiará mais o Minha Casa Minha Vida

O Banco do Brasil (BB) decidiu que não financiará mais imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O banco estatal tomou essa decisão em virtude do aumento do nível de inadimplência e também por conta do baixo retorno gerado por este tipo de financiamento. A instituição está passando por um grande processo de restruturação, até o final do ano deve iniciar um plano de demissão voluntária de até 18 mil funcionários.

A extinção do financiamento de imóveis do programa de habitação popular deve tornar a instituição mais lucrativa, já que o financiamento do MCMV foi uma exigência do governo petista, mas que derrubou a rentabilidade da instituição, de cerca de 14% para 7%.

Os mutuários que já possuem financiamento com o Banco do Brasil continuarão a pagar as prestações normalmente. Já os novos financiamentos deverão ser direcionados a Caixa Econômica Federal. O BB concentrará seus esforços na concessão de crédito imobiliário para famílias de classe média e alta renda.

O Banco do Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking de bancos com mais financiamentos imobiliários com 8,63%, perde apenas para a Caixa Econômica Federal que está isolada em primeiro lugar com 51,72% de todos os financiamentos imobiliários do país.

RESTRUTURAÇÃO DO BB

Além de anunciar o fim da participação nos financiamentos do Minha Casa, Minha Vida, o BB também anunciou um plano de restruturação:

O banco quer tornar as suas operações mais lucrativas e se aproximar mais dos bancos privados.

Com a decisão de abandonar o Minha Casa, Minha Vida, a Caixa Econômica Federal se tornará o único banco a financiar imóveis do programa de habitação popular. Tal decisão deve aumentar a representatividade do banco estatal que hoje detém 51,72% de todos os financiamentos imobiliários do país.

As alterações que visam a restruturação da instituição foram aprovadas pelo Conselho de Administração do BB.