Como tirar a 2 via de prestação do Minha Casa Minha Vida

Como tirar a 2 via de prestação do Minha Casa Minha Vida

Se os Correios não entregar a prestação do seu financiamento habitacional com a Caixa, saiba como emitir gratuitamente uma segunda via pela internet.

Quem financiou uma casa ou apartamento através do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal pode obter pela internet a segunda via da fatura e/ou do boleto bancário caso não receba a prestação/carnê até a data do vencimento. A Caixa Econômica Federal disponibiliza em seu site na internet uma ferramenta onde é possível acessar a 2ª via gratuitamente, podendo evitar que o mutuário pague juros e outros encargos por atraso.O banco envia todos os meses o boleto bancário com antecedência de forma que ele seja entregue sempre antes do vencimento, entretanto devido a greve dos Correios muitos mutuários não estão recebendo dentro do prazo.

A segunda via da prestação pode ser obtida online, mesmo que o mutuário não seja correntista. Para obtenção do documento são necessárias duas informações: número do contrato de financiamento (disponível em qualquer documento da CEF) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do titular do contrato.

Além da segunda via do boleto bancário o serviço online permite a emissão da Declaração de Quitação de Débito e do Extrato do Imposto de Renda (IR).

Dica: O número do contrato pode ser consultado no documento assinado junto a Caixa Econômica Federal (contrato) ou ainda através de boletos anteriores, ele identifica o número do seu financiamento.

O boleto gerado online é o mesmo que foi emitido originalmente pelo banco, por essa razão a data de vencimento será mantida. Até a data do vencimento o pagamento pode ser efetuado em qualquer rede bancária, pós vencimento o pagamento só pode ser efetuado em uma Agência da Caixa Econômica.

Mantenha o seu contrato em dia, efetue pagamentos sempre antes da data do vencimento, dessa forma você evita que sejam cobrados encargos por atraso. Caso tenha uma ou mais prestações vencidas, a negociação dos débitos poderá ser feita em qualquer agência da Caixa (preferencialmente aquela que você fez o financiamento).