Minha Casa Minha Vida ganha primeiro prédio de madeira

Minha Casa Minha Vida ganha primeiro prédio de madeira

Paraná ganha o primeiro prédio do Minha Casa, Minha Vida construído de painéis de madeira em 40 horas; tecnologia já é comum em países como Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

O município de Araucária no Paraná ganhou o 1º prédio construído de madeira, o edifício possui três andares e foi montado em cerca de 40 horas. O empreendimento faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida e foi financiado pela Caixa Econômica Federal, ele usou a tecnologia Wood Frame (quadros de madeira), tecnologia essa que só havia sido utilizada em casas do programa habitacional, esse é, portanto, o primeiro prédio de três andares construído de maneira.

A agilidade na construção é uma das principais vantagens do uso de painéis de madeira em vez de fazer uma construção tradicional de alvenaria. O método de construção já é bem comum no exterior, no Brasil a tecnologia foi adaptada pela empresa curitibana, Tecverde, que adaptou o modelo alemão conhecido como Wood Frame para os padrões do Minha Casa, Minha Vida.

A ideia é usar a tenologia em larga escala, mas, por enquanto, o empreendimento do Paraná será o único projeto usando a modalidade. Segundo a empresa responsável a construção apresenta a mesma segurança da construção por meio de alvenaria, tendo vida útil de, no mínimo, 50 anos. O empreendimento terá ainda 10 anos de garantia através da construtora.

A madeira utilizada passou por um tratamento especial para que não seja afetada por cupim, atrito ou humidade. Segundo a empresa responsável pela obra, trata-se de uma das tecnologias mais modernas que existe, um modelo construtivo rápido e, na maioria dos casos, barato.

A estrutura das paredes é formada por painéis de madeira autoclavada (submetida a tratamentos que ampliam sua vida útil e a protegem da degradação), para garantir a proteção contra cupins e umidade. Sobre essa estrutura, vai o isolamento térmico e acústico. As casas de madeira têm garantia de dez anos e uma média de durabilidade de 50 anos, o que as colocam em pé de igualdade com uma construção em alvenaria.