Antecipar pagamento das parcelas de financiamento do Minha Casa

No fim de ano muita gente consegue um dinheiro extra devido ao pagamento do décimo terceiro, é normal que muitos queiram amortizar as dívidas de longo prazo. Caso tenha um imóvel financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida é provável que o a duração do financiamento seja de 10 a 30 anos. Nesta matéria falaremos sobre a antecipação do pagamento das parcelas de um financiamento.

-Imóveis subsidiados – São aqueles que possuem as prestações subsidiadas, as faixas 1, 1,5 e 2 contam com subsídio do Governo Federal, cujo valor é calculado conforme a renda. Quanto menor a renda, maior é o subsídio. -Imóveis sem subsídio – A faixa 3 é voltada para famílias com renda acima de R$ 3,5 mil, neste grupo não há subsídio do Governo Federal, apenas a taxa de juros é reduzida.

Pois bem, no caso dos imóveis financiados pela faixa 1, 1,5 e 2 e que contam com subsídio do Minha Casa, Minha Vida, não é possível fazer a antecipação de parcelas. Até é, porém, se fizer isso o mutuário perderá o direito ao subsídio das parcelas que antecipar, pois o subsídio é concedido na parcela mensal e não pode ser abatido em mais de uma parcela em caso de pagamento antecipado.

Portanto, não vale a pena antecipar o pagamento das parcelas do Minha Casa Minha Vida pois o beneficiário perderá o direito ao subsídio e terá que pagar o valor integral (sem a amortização). Na faixa 1 e 1,5 (voltada para famílias com renda de até R$2.350) a antecipação não é permitida devido a até 90% do valor do imóvel ser subsidiado com recursos públicos.

O desconto pelo pagamento antecipado é comum nos financiamentos convencionais. Mas ele não é viável nos que contam com subsídio da União, pois o Governo Federal não permite a antecipação do subsídio, é preciso que o mutuário respeite o prazo de pagamento.

No caso da faixa 1 e 1,5 o financiamento terá duração de 120 meses (10 anos), antes desse prazo o mutuário não receba a escritura definitiva do imóvel justamente para que a casa ou apartamento não possa ser comercializada.