Como fazer o Cadastro Único - CadÚnico

Como fazer o Cadastro Único - CadÚnico

O CadÚnico é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ele foi criado para facilitar a distribuição de renda entre os programas sociais e habitacionais do município e também da União. O cadastro também é utilizado pelo Bolsa Família, sendo obrigatório para a maioria dos programas sociais do país. Para quem vai financiar uma casa ou apartamento através do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) faixa I (um), é muito importante realizar o cadastro, visto que sem ele não é possível entrar como “baixa renda”.

Na área habitacional o cadastro é importante para ter acesso as melhores condições para o financiamento de uma casa ou apartamento. Além disso ele proporciona diversos outros benefícios: tarifa social de energia, água, telefone, acesso à internet banda larga popular e diversos outros benefícios.

Quais as vantagens de participar do CadÚnico? As vantagens são várias, isso porque o cadastro foi criado justamente para beneficiar as famílias de baixa renda, por meio dele é possível ter isenção da taxa em concursos públicos, ter uma tarifa menor de energia, luz e telefone (tarifa social), receber o Bolsa Família, se inscrever no Minha Casa Minha Vida para baixa renda, pagar uma cota menor na contribuição com a previdência social, etc. São muitos os programas sociais que podem ser acessados através do Cadastro Único.

A maioria dos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal exige a inscrição no Cadastro Único.

No caso do financiamento de uma casa ou apartamento popular através da COHAB, Casa Paulista, CDHU e Minha Casa Minha Vida (MCMV) pode ser exigido o cadastro, principalmente se houver subsídio do governo no financiamento.

A faixa I (um) do Minha Casa Minha Vida é voltada para famílias que ganham até R$1,6 mil, nesta faixa fica obrigatório o CadÚnico.

É preciso apresentar o documento de todos os integrantes do núcleo familiar, tais como: RG, Certidão de Nascimento/Casamento ou Averbação, Comprovantes de renda, título de eleitor, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento dos filhos e o comprovante de matrícula escolar e a carteira de vacinação.

Após se cadastrar no CadÚnico é importante manter suas informações atualizadas para que o cadastro seja considerado válido. Periodicamente o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) realiza a atualização dos dados, em muitos casos inclui até a visita domiciliar.