Saiba o que é o CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Saiba o que é o CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Conseguir um financiamento imobiliário é algo extremamente burocrático visto que é preciso apresentar muitos documentos, além disso algumas instituições demoram dias ou até meses para concluir a análise de crédito. Nesta matéria vou explicar o que é e como tirar o nome do CADMUT, quando fui realizar o meu segundo financiamento, eis que fui impedido por conta do meu nome estar neste cadastro. O pior de tudo é que fui informado erroneamente que tal cadastro era referente a débitos e/ou dívidas não quitadas. Neste artigo vamos esclarecer o que é e também como solicitação a exclusão do teu nome do Cadastro Nacional de Mutuários.

O que é – O CADMUT é o Cadastro Nacional de Mutuários, que é um instrumento de análise de crédito utilizado por todas as instituições financeiras que realizam algum tipo de financiamento na área habitacional, seja para a compra de uma casa, apartamento, terreno, material de construção ou imóvel em geral. Através do banco de dados é possível descobrir se a pessoa já possui um financiamento habitacional em andamento com outra instituição. Com isso se protege o Sistema Financeiro Nacional (SFS) contra fraudes. Então concluímos que o Cadmut não é um cadastro de inadimplentes, ele apenas é um banco de dados onde constam todas as pessoas que realizaram algum financiamento habitacional e estão pagando (financiamento em andamento).

O seu nome pode estar cadastrado no Cadastro de Mutuários por dois motivos, o primeiro é pela realização de algum financiamento ligado a área habitacional, isto incluí a compra de uma casa, apartamento, terreno, etc. O segundo motivo é por ter sido beneficiado com subsídio do Governo, ou seja, recebeu algum imóvel por meio de um programa habitacional.

Exclusão – O seu nome só será retirado deste cadastro quando houver a quitação do financiamento com a instituição financeira, dessa forma ela dará baixa no seu cadastro. O que aconteceu comigo é que havia terminado de pagar um financiamento, mas o banco esqueceu de remover meu nome, dessa forma tive que entrar em contato para sair deste cadastro. Então se você já pagou o financiamento mas continua com o nome do CADMUT, entre em contato com o banco para solicitar a exclusão por quitação de financiamento.

Consulta ao CADMUT – A Caixa Econômica Federal (CEF) é o banco administrador desse cadastro, ela até disponibiliza um site para que o consumidor possa consultar se seu nome está incluso, trata-se do endereço www.sicdm.caixa.gov.br porém a consulta não é tão simples de ser realizada, é preciso informar um usuário e senha, caso não tenha cadastro é possível se inscrever, porém é preciso ter um Número de Inscrição Social (NIS) que pode ser o PIS, PASEP ou NIT.