Como financiar mais de um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

Como financiar mais de um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

Em alguns casos é possível ter mais de um imóvel do Minha Casa, Minha Vida, mas não para o mesmo núcleo familiar, entenda.

Caso esteja em processo de aquisição do segundo imóvel via financiamento imobiliário é natural que esteja procurando formas de economizar. A forma mais barata de adquirir um imóvel via financiamento hoje em dia é pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, cujo valor das prestações podem ser subsidiadas pelo Governo Federal de acordo com a sua renda, quanto menor a renda familiar, maiores serão os incentivos da União.

Infelizmente o Minha Casa Minha Vida não permite a aquisição de mais de um imóvel por família, caso já tenha um imóvel próprio terá a ficha cadastral recusada pelo banco (Caixa ou BB), pois isso vai contra as regras do programa habitacional.

Caso alguma pessoa que more no mesmo núcleo familiar já possua um imóvel não é possível adquirir um novo imóvel.

CADASTRO É POR NÚCLEO FAMILIAR

O cadastro do Minha Casa, Minha Vida é por famílias que moram no mesmo imóvel, mas isso não impede que alguém que reside no endereço queira adquirir uma casa própria pelo programa habitacional, desde que seja para morar sozinho ou em outro núcleo familiar que não seja beneficiário do MCMV.

Exemplo:

  • Maria mora com o marido e um filho de 25 anos;
  • O imóvel onde a família mora foi comprado pelo Minha Casa, Minha Vida;
  • Maria e seu marido não podem financiar um novo imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida;
  • O filho do casal, no entanto, pode se inscrever no Minha Casa, Minha Vida para morar sozinho ou constituir outra família;

O que é proibido é a utilização do programa habitacional para formação de patrimônio, caso a nova aquisição seja para moradia própria, nada impede que alguém que mora em um imóvel do Minha Casa, Minha Vida faça um novo financiamento pelo programa.

Desde que o titular do novo financiamento não tenha sido o mesmo do imóvel já adquirido pela família.

No ato do cadastro do programa habitacional do Governo Federal são solicitados vários documentos, não só do titular mas também de todos os que residem no mesmo endereço.

CONCLUSÃO

O cadastro do Minha Casa, Minha Vida é por família, nada impede, no entanto, que alguém que já fez parte de um núcleo familiar queira adquirir um imóvel próprio.

Antigamente o Ministério das Cidades era bem rígido em relação a isso, caso algum membro de um núcleo familiar que financiou um imóvel pelo MCMV tentasse adquirir um novo imóvel a solicitação era automaticamente indeferida, hoje em dia o sistema está mais flexível pois se entende que nada é para sempre, a família pode decidir se separar.

Pode haver a separação do casal e os filhos podem querer ter o próprio imóvel no futuro.