Como alugar imóvel sem fiador

Como alugar imóvel sem fiador

Quem não tem casa própria sofre quando precisa alugar um imóvel, pois a burocracia exigida pelos proprietários e imobiliárias é cada vez maior. A garantia mais utilizada nos dias de hoje é o fiador, que é uma pessoa que se responsabiliza pelo aluguel em caso de inadimplência. O grande problema é que esse fiador precisa ter um imóvel no município em que o aluguel vai ser feito, além disso, já tem imobiliária exigindo mais de um fiador, o que dificulta todo o processo. Neste artigo o Casa Apartamento vai falar sobre as duas melhores alternativas para se alugar um imóvel sem precisar de um fiador.

Retirar um inquilino inadimplente está muito mais fácil hoje do que antigamente. A exigência do fiador, no entanto, parece não ter sido flexibilizada pelos proprietários e imobiliárias. A maioria ainda exige um ou dois fiadores. Caso o imóvel que pretende locar seja em uma cidade nova, fica praticamente impossível conseguir alguém que se disponha a correr esse risco, até porque a maioria das imobiliárias exigem que o fiador tenha um imóvel próprio (quitado) no município de locação.

As alternativas são: caução e seguro-fiança.

Caução de aluguel

O caução é uma garantia que o inquilino concede a imobiliária ou ao proprietário do imóvel. É o famoso aluguel antecipado, a maioria dos locatários exige, pelo menos, três aluguéis antecipados no momento da assinatura do contrato para dispensar a figura do fiador.

O caução é devolvido corrigido quando o contrato de aluguel termina (caso não seja renovado) ou pode ser utilizado para abater no valor dos próximos aluguéis, caso o inquilino avise que sairá com antecedência.

Seguro-fiança

Já o seguro finança oferece garantias maiores ao proprietário do imóvel, ele pode ser utilizado para cobrir até mesmo a inadimplência sem que seja necessário despejar o inquilino. A maioria das seguradoras cobra não apenas três aluguéis, mas toda a locação, qualquer prejuízo é, normalmente, coberto pelo seguro.

A desvantagem está no custo para o inquilino, ele chega a custar mais de 1 aluguel por ano. Além disso, o valor não é devolvido no final do contrato como acontece com o caução. Para o inquilino isso pode representar um custo adicional de um ou mais aluguéis por ano.

Mas, para o proprietário do imóvel o seguro oferece mais garantias. O proprietário do imóvel também pode implementar o seguro com coberturas maiores, encarecendo ainda mais o valor do segurança-fiança.

A Porto Seguro é a empresa mais tradicional nessa área, ela garante ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e dos encargos vencidos caso o inquilino não pague.

Seja pelo caução ou pelo seguro-fiança, essas são as duas formas úteis e eficientes para livrar-se da figura do fiador na hora de alugar uma casa ou apartamento.