Alternativas ao fiador para alugar imóvel

Alternativas ao fiador para alugar imóvel

Na hora de alugar um imóvel a burocracia costuma ser grande, principalmente se a locação for feita através de uma imobiliária. Já há locatários exigindo mais de um fiador, o que acaba por inviabilizar o aluguel para a maioria dos brasileiros. Neste artigo falaremos sobre algumas das alternativas na hora de alugar um imóvel, são alternativas disponíveis há muito tempo no mercado, porém, ainda são pouco conhecidas pela população. O caução e o seguro-fiança é uma delas.

O fiador é exigido como garantia caso o inquilino não efetue o pagamento do aluguel na data estipulada no contrato. Contudo, é possível oferecer ao locatário, outras garantias, até mais seguras do que o fiador.

O principal inconveniente do fiador é que é preciso pedir um FAVOR para alguém de confiança e que tenha uma boa saúde financeira. Infelizmente essa é a parte mais difícil, pois nem todo mundo está disposto a correr esse risco, já que qualquer inadimplência poderá ser cobrada da pessoa que se dispôs a ser fiador/garantidor do imóvel alugado.

Caução

De todas as opções disponíveis no mercado, o Caução é a segunda opção mais utilizada na hora de alugar um imóvel. Funciona assim, no momento da locação o proprietário do imóvel exige um determinado número de aluguéis, normalmente são três aluguéis antecipados, esse valor deve ser devolvido no final do contrato com juros e correção monetária ou então pode ser diluído no valor do aluguel, caso o inquilino avise com antecedência que pretende sair daqui a X meses.

Por lei a recomendação é de que o caução do aluguel seja depositado em uma conta poupança ou em um investimento de renda fixa seguro. Mas, nem sempre isso acontece, a maioria dos locatários guarda o dinheiro ou desconta o valor no aluguel no período de saída.

O valor do caução varia de acordo com a exigência do proprietário e se ele é pessoa física, jurídica ou uma imobiliária. As imobiliárias costumam ser mais rígidas, chegando a exigir até 6 aluguéis antecipados como garantia, tudo depende do perfil do locatário e do imóvel objeto do aluguel.

Seguro-fiança

Já o seguro de fiança é uma das garantias locatícias mais seguras do mercado, pois a seguradora não cobra apenas um determinado período de inadimplência, ela cobre, também, qualquer prejuízo que o inquilino possa causar ao proprietário do imóvel. As garantias variam de acordo com o tipo de seguro a ser adquirido, mas, no geral, as garantias costumam ser mais amplas.

Algumas seguradoras permitem até que o valor do seguro seja utilizado pelo proprietário do imóvel em caso de inadimplência no pagamento das prestações, o que facilita ainda mais e dá mais segurança ao proprietário do imóvel.

O único problema do seguro é que ele costuma ser cobrado à vista do inquilino, a maioria das seguradoras não aceita o parcelamento. Para o inquilino o seguro-fiança representa uma praticidade muito grande, pois dispensa por completo a necessidade da figura do fiador.