Cadastro desatualizado excluir candidato do Minha Casa Minha Vida

Se você está participando do Minha Casa Minha Vida e aguarda ser sorteado pela faixa 1 ou 1,5 é preciso certificar-se de que o cadastro está atualizado. O candidato que manter o cadastro desatualizado pode ser excluído do programa habitacional por não atender ao chamamento público. Ao preencher a demanda habitacional poderá haver uma data de validade; caso haja um novo cadastro, por exemplo, o antigo pode deixar de valer.

Não é raro recebermos e-mail do tipo: “Fiz meu cadastro no Minha Casa, Minha Vida há dez anos atrás e até hoje não fui sorteada. Minha inscrição ainda é válida?". A resposta é quase sempre a mesma, NÃO, um cadastro tão antigo não tem validade, pois pode estar com muitos dados defasados. O ideal é fazer a atualização a cada 1 ou 2 anos para garantir que a inscrição estará ativa.

Cadastros desatualizados são um dos principais problemas do Minha Casa Minha Vida, pois muitos estão inscritos sem atender aos requisitos mínimos do programa, tal como:

  • Já conseguiram comprar um imóvel
  • Possuem renda familiar não atendida pelo MCMV
  • Já foram beneficiados pelo programa habitacional
  • Mudaram de endereço/telefone

Cadastro desatualizado MCMV

O cadastro atualizado faz com que a prefeitura consiga entrar em contato com o candidato em caso de premiação. No Ceará, por exemplo, cerca de 37% dos sorteados acabaram sendo excluídos pois estão com dados desatualizados, o que impediu o contato.

Em muitas cidades tanto o cadastro quanto a atualização podem ser feitas através da internet, o que facilita o processo.

Outra dica é não fazer o cadastro em mais de um município. O Ministério das Cidades está trabalhando para unificar o cadastro, os candidatos que tiverem mais de uma inscrição no CPF (Cadastro Pessoa Física) podem ser, automaticamente, excluídos da demanda habitacional quando esse sistema for implementado.