Paraná ganha primeiro prédio construído de madeira em 64 horas

Paraná ganha primeiro prédio construído de madeira em 64 horas

O Minha Casa, Minha Vida já conta com alguns imóveis construídos de madeira, em Curitiba, por exemplo, há um conjunto habitacional com 66 casas que levou apenas 6 meses para ficar pronto. Essa semana a cidade de Araucária, no Paraná, ganhou o primeiro prédio erguido de madeira, o melhor de tudo é que a construção de três andares levou apenas sessenta e quatro horas para ficar pronta. E, segundo a construtora, possui durabilidade igual ou até maior do que o das construções de alvenaria.

A tecnologia Wood Frame (Quadros de Madeira) foi inventada na Alemanha, ela já é bastante comum em países como: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

No vídeo acelerado abaixo é possível conferir toda a montagem da estrutura, que levou 64 horas + 30 dias para acabamento (porcelanatos, pisos, cerâmicas, encanamento, rede elétrica, pintura, etc). O vídeo é impressionante:

No vídeo é possível conferir a resistência do material utilizado, foi usado um saco de boxe e até uma marreta para testar a força da estrutura. Além da questão estrutural o material recebeu uma camada para garantir o conforto acústico e a prevenção contra incêndios, cupim, humidade e degradação.

O Brasil tem um déficit habitacional que, embora venha sendo reduzido ao longo dos anos pelo Minha Casa Minha Vida, ainda parece estar longe de ser solucionado, principalmente pelo fato das construções demorarem muitos meses ou até anos. Há empreendimentos do MCMV que levam mais de 5 anos para serem construídos de alvenaria. A construção de madeira usando a tecnologia Wood Frame é tão segura quanto a alvenaria, tem vida útil de, no mínimo, 50 anos.

A redução no tempo de construção e, consequentemente, da entrega, poderia dar agilidade aos empreendimentos do MCMV e, assim, beneficiar mais famílias. A Caixa Econômica Federal não divulgou qual foi o custo do empreendimento.

No site da construtora Tecverde (www.tecverde.com.br) é possível conhecer mais sobre a tecnologia e também fazer um pedido de orçamento. A empresa é pioneira em construções eficientes usando a tecnologia alemã Wood Frame, no Brasil.