Inadimplente poderá ser despejado do Minha Casa Minha Vida

Muitas famílias financiaram uma casa ou apartamento pelo Minha Casa Minha Vida mas, por causa da crise, não conseguiram pagar as prestações do financiamento. O que pouca gente sabe é que o atraso no pagamento pode acarretar a perda do imóvel em virtude da inadimplência, isso já aconteceu com algumas famílias e continuará acontecendo. Muitas famílias acreditam, erroneamente, que os financiamentos da faixa I não acarretam o despejo em caso de inadimplência.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já retomou milhares de imóveis por conta de inadimplência e outras irregularidades.

Segundo o Ministério das Cidades mais de 30% das famílias da faixa 1 possuem, pelo menos, uma prestação em atraso. O órgão, no entanto, não revelou o número de famílias que podem perder a moradia financiada através do programa habitacional.

O QUE FAZER PARA NEGOCIAR? Caso esteja com débitos junto ao MCMV a recomendação é procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para negociar o débito. O agente responsável pelo financiamento poderá inclusive negociar o valor parcelado. Ao negociar o mutuário evita que o banco ajuíze uma ação pedindo a reintegração de posse do imóvel.

Com cerca de três meses de atraso os bancos já tem procurado a justiça para receber os valores atrasados.

Caso o imóvel seja retomado pelo banco o morador é despejado. A casa ou apartamento passará por uma reforma e, posteriormente, será cedida a outro beneficiário através de um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida.

Atualmente a faixa I do MCMV atende famílias com renda entre R$0,00 e, no máximo, R$ 1,8 mil. A maior parte do valor dos imóveis desse grupo é custeada pelo Governo Federal através de subsídio do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).