Cadastro Único facilita participação em programas habitacionais

O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) facilita o acesso aos programas habitacionais como: Minha Casa, Minha Vida, COHAB, CDHU, Casa Paulista, dentre outros. O cadastramento é, geralmente, feito pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), sendo um cadastro obrigatório para o Bolsa Família e para conseguir a tarifa social de água, luz e telefone.

O Cadastro Único facilita o cadastro no Minha Casa, Minha Vida. Em alguns municípios o CADÚNICO é feito no momento da inscrição no programa habitacional, porém, já ter o cadastro pode agilizar todo o processo.

Como fazer o Cadastro Único

O CadÚnico é gratuito e pode ser feito na prefeitura do município de residência, os locais mais comuns de emissão do documento são: CRAS (Centro de Referência em Assistência Social);Secretária de Assistência Social;Departamento de Programas Sociais;Locais que fazem o cadastro do Bolsa Família e outros programas sociais;Secretaria de Habitação;

Para fazer o cadastro é necessário ter em mãos o documento de todos os integrantes do núcleo familiar (todas as pessoas que moram na mesma residência). Os seguintes documentos precisam serem apresentados:

 No ato do cadastro a pessoa passará por uma entrevista socioeconômica com um assistente social. Dependendo da renda a família pode ser encaminhada para receber benefícios sociais como: cesta básica, bolsa aluguel, bolsa família, cursos profissionalizantes, etc. Normalmente é cadastrada em um CRAS para acompanhamento.