Bolsa Aluguel um direito que poucos conhecem

Em alguns municípios do Brasil existe um benefício social chamado Bolsa Aluguel (ou também conhecido como Aluguel Social) que é um benefício concedido em carácter de urgência e que serve para bancar o aluguel de famílias de baixa renda por um curto período. O benefício ficou famoso após a tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro, mas ele existe também em São Paulo, Sorocaba, Guarulhos, Campinas e diversos outros municípios do país.

O Aluguel Social só deve ser utilizado em uma situação emergencial, quando a pessoa realmente não tem condições de pagar aluguel. A avaliação é feita por um assistente social através do acompanhamento assistencial e entrevista socieconômica.

O valor do benefício varia conforme o município e o valor do aluguel, podendo variar de R$50,00 a R$900,00 por mês. A família deve passar por uma entrevista com um assistente social – o que acontece, normalmente, no CRAS – para que o benefício seja concedido.

A crise econômica e o aumento do desemprego tem feito com que a demanda desse tipo de benefício social aumentasse. Em algumas cidades a prefeitura já não consegue mais atender a demanda. Em caso de impossibilidade de receber o bolsa aluguel a família pode ser encaminhada para um abrigo.

Para descobrir se o seu município oferece esse benefício, procure pela Secretária de Assistência Social ou pelo CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) e explique a sua situação.

Bolsa Aluguel x Abrigo Temporário

Nos municípios em que não há Aluguel Social a prefeitura faz o encaminhamento da família para um abrigo temporário, que é um local onde são abrigadas várias famílias. Essa opção, geralmente, é a mais traumática, por isso que as prefeituras têm optado por realizar o pagamento do Bolsa Aluguel até que a família retome o poder aquisitivo para conseguir bancar uma moradia.

Importante salientar que o Aluguel Social é um benefício temporário, tendo validade de 6 (seis) meses e podendo ser renovado por igual período. O benefício jamais poderá se estender por muito tempo, pois é dinheiro público. O Estado tem a obrigação de cadastrar a família em programas habitacionais ou cursos profissionalizantes para que ela retome a vida normal.