Famílias sorteadas perdem prazo e são excluídas do Minha Casa, Minha Vida

Famílias sorteadas perdem prazo e são excluídas do Minha Casa, Minha Vida

Imagine a seguinte situação: ganhar na loteria e perder o prêmio pois esqueceu de conferir o resultado. Essa situação é praticamente a mesma vivida por milhares de famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida todos os anos. Estima-se que mais de 10 mil famílias sejam excluídas todos os anos do MCMV por decurso de prazo, isto é, não atender a convocação para apresentar a documentação para o financiamento (penúltima etapa para realizar o sonho da casa própria).

Se você joga na loteria precisa conferir o resultado. Se você participa do Minha Casa, Minha Vida precisa, OBRIGATORIAMENTE, acompanhar constantemente os sorteios. Se o sorteado não se apresentar no prazo estipulado no edital ele é, automaticamente, substituído por um suplente, perdendo, assim, direito ao imóvel.

A apresentação da documentação é uma etapa importante após a realização do sorteio, pois é através dela que o banco fará a análise do perfil do candidato para verificar se ele atende as condições do Minha Casa, Minha Vida, tais condições incluem: tenda compatível com a do empreendimento; nunca ter sido beneficiado por programas habitacionais; não ter imóvel próprio.

Normalmente a Secretária de Habitação dá um prazo para que os sorteados reunam e apresentem toda a documentação exigida, caso isso não seja feito o suplente é convocado. Dentre as documentações exigidas estão: documento de identidade, título de eleitor, comprovante de renda (se houver), comprovante de endereço e comprovante de tempo de residência no município. Além disso, algumas prefeituras exigem a documentação de todos os integrantes do núcleo familiar, além da matrícula das crianças em idade escolar.

Outro problema enfrentado pelas prefeituras é o cadastro desatualizado, muitas famílias se inscrevem, mudam de endereço e/ou telefone e esquecem de comunicar a Secretária de Habitação. Com isso a Caixa Econômica Federal fica impedida de entrar em contato com o contemplado.

Não são todas as prefeituras que realizar a comunicação individual do sorteio, dependendo da quantidade de candidatos isso fica inviável. Mas, em alguns municípios, a Secretária de Habitação realiza o contato com todos os sorteados, caso eles não apresentem a documentação na primeira convocação.

Caso tenha realizado o cadastro no MCMV, consulte com regularidade pela internet, normalmente isso pode ser feito através do site da prefeitura do município em que o cadastro foi realizado ou via secretaria de habitação.

O Diário Oficial (D.O) do município também é utilizado para a convocação das famílias.