Minha Casa Minha Vida entrega hoje 7,5 mil moradias

Minha Casa Minha Vida entrega hoje 7,5 mil moradias

Nesta terça-feira (22) o Governo Federal vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas com a entrega de 7,5 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida faixa I, essas moradias serão voltadas às famílias com renda de até 1,6 mil. No cronograma de entrega desta terça-feira estão conjuntos habitacionais de sete municípios, são elas: Camaçari (BA), Brasília (DF), Juazeiro (BA), Simões Filho (BA), Campo Grande (MS), Ponta Grossa (PR) e Santa Cruz do Sul (RS).

As moradias contam com uma completa infraestrutura, conforme determina a regulação do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), dessa forma os empreendimentos estão situados em regiões com pavimentação asfáltica, esgotamento sanitário, transporte público, redes de água, drenagem e energia elétrica.

As casas e apartamentos são para famílias de baixa renda e que não conseguiriam ser atendidas por financiamentos convencionais. O governo calcula que com a entrega dessas 7,5 mil moradias, pelo menos, trinta mil pessoas serão beneficiadas. “Serão 30 mil famílias que passarão o natal sabendo que agora possuem casa própria”.

Cada unidade está dividida em: dois quartos, sala, cozinha conjugada com área de serviço e banheiro, tendo, em média, quarenta metros quadrados. 

Segundo nota divulgada pelo Governo Federal, desde a criação do programa Minha Casa, Minha Vida já foram realizados o sonho da casa própria de mais de 9,6 milhões de pessoas com a entrega de 2,4 milhões de moradias em todo o país. Em 2016 o programa habitacional deve entrar em sua terceira fase, tal lançamento já foi adiado diversas vezes devido a crise, mas, ano que vêm deve ser finalmente lançado oficialmente pelo Governo Federal.

Atualmente o MCMV divide seu atendimento em três faixas: faixa I, II e III, sendo que na primeira o valor da prestação é calculado conforme a renda do beneficiário, devendo ser de 5%, o valor restante é subsidiado pela União, dessa forma, o valor do subsídio pode chegar a até 95% do valor do imóvel. Já nas faixas II e III o subsídio é menor, contudo, há descontos no valor do seguro e taxas de financiamento e o prazo de pagamento pode chegar a até 360 meses (trinta anos).