Nome no CADMUT impede financiamento no Minha Casa, Minha Vida

Nome no CADMUT impede financiamento no Minha Casa, Minha Vida

Estar incluso no CADMUT pode ser uma restrição para conseguir um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.

O consumidor que está com o nome incluído no CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários) pode ser impedido de financiar pelo programa Minha Casa, Minha Vida, isso porque as regras do programa habitacional são claras ao afirmas que o beneficiário não pode ter imóvel próprio e/ou já ter sido beneficiado por programas habitacionais. O Cadastro Nacional de Mutuários é um banco de dados onde são inscritos justamente aqueles que possuem e/ou tiveram algum financiamento imobiliário e/ou de material de construção.

Embora o CADMUT seja administrado pela Caixa Econômica Federal, ele é utilizado também para o lançamento de informações de financiamentos com outras instituições, isso porque se trata de um banco de dados centralizado e com vigência nacional. Ao comprar um imóvel a prazo, automaticamente a pessoa é inscrita no Cadastro Nacional de Mutuários, isso ajuda evita que essa mesma pessoa seja beneficiada por programas habitacionais de interesse social.

Por que meu nome está inscrito no CadMut? São várias as razões que podem ocasionar na inclusão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no CADMUT os mais comuns são: Financiamento de um imóvel (casa, apartamento e/ou terreno); Financiamento de materiais de construção; Contemplação em programas habitacionais;

É importante salientar que o Cadastro Nacional de Mutuários não é um cadastro de inadimplência, trata-se de um cadastro exclusivo para identificar os mutuários de programas habitacionais e/ou aqueles que adquiriram um imóvel através de financiamento imobiliário.

Pela internet é possível consultar a inclusão do seu nome no CADMUT, acesse aqui e veja como consultar pelo site da Caixa Econômica Federal.

Ter o nome incluso no CADMUT por si só não é impedimento para realizar um financiamento imobiliário, desde que a pessoa tenha condições de pagar por mais de um financiamento. Contudo, no caso do Minha Casa, Minha Vida ele pode acabar sendo um impedimento, visto que o programa habitacional não permite a contemplação daqueles que já possuem imóvel (quitado ou financiado) e/ou já foram contemplados por programas habitacionais de interesse social.