Como financiar um apartamento sem entrada?

Como financiar um apartamento sem entrada?

A maior dificuldade para conseguir um financiamento habitacional é conseguir o valor da entrada do imóvel, isso porque o valor varia muito de banco para banco, mas normalmente é preciso desembolsar de 30% a 50% com o sinal. O objetivo desse artigo é explicar quais são as formas alternativas para que você consiga sair do aluguel sem ter que dar entrada em um financiamento, pague apenas as parcelas do imóvel, isso é possível apenas através dos programas habitacionais, veja.

CDHU – A CDHU é a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, ela atua em todo o estado, por meio dela é possível financiar um imóvel para baixa renda sem dar entrada. Contudo, para ser contemplado é necessário realizar a inscrição e aguardar ser sorteado, isso porque a demanda pelos imóveis é sempre maior do que a oferta.

Os apartamentos da CDHU são financiados, em média, em 30 anos (360 meses). Dessa forma o valor da prestação é bastante atrativo aos beneficiários. Lembre-se, trata-se de um programa habitacional.

Minha Casa Minha Vida – O Minha Casa, Minha Vida também possui planos de financiamento sem entrada. Na faixa I (um) são atendidas apenas as famílias de baixa renda, cujo rendimento é de até R$ 1,8 mil, para esse grupo não é preciso dar entrada, além disso o valor da prestação é calculado de acordo com a renda, não ultrapassando 5%, o valor restante é subsidiado pela União.

Da mesma forma como acontece com a CDHU, no MCMV faixa I é preciso que o interessado seja sorteado. Procure a prefeitura de seu município e realize o cadastro, posteriormente aguarde ser sorteado.

COHAB – A maioria dos municípios conta com uma empresa de habitação popular, normalmente chamada de COHAB (Companhia de Habitação Popular). Ela é a responsável pelo cadastro das famílias de baixa renda em projetos habitacionais.

Por se tratar de imóveis de interesse social, a maioria não exige entrada, além disso o beneficiário só começa a pagar depois da entrega do imóvel. A seleção é feita normalmente através de sorteio, da mesma forma como acontece com os demais programas habitacionais.

Conclusão – Dá pra financiar um imóvel popular sem entrada, contudo, é preciso se inscrever nos programas de habitação popular e aguardar ser sorteado. Se você não tem dinheiro para pagar a entrada de um imóvel, a solução pode ser se inscrever no Minha Casa, Minha Vida, COHAB, Nossa Casa, CDHU, Viver Melhor, etc.