Banco tomará imóveis de inadimplentes no Minha Casa Minha Vida

Banco tomará imóveis de inadimplentes no Minha Casa Minha Vida

Se você financiou uma casa ou apartamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida é importante que fique atento ao pagamento de suas prestações, isso porque a Caixa Econômica Federal anunciou essa semana que pretende retomar judicialmente os imóveis das famílias que estão inadimplentes. Dessa vez a retomada dos imóveis valerá inclusive para os conjuntos habitacionais onde residem famílias de baixa renda.

O impacto dessa medida poderá ser sentido nos próximos meses. Isso porque segundo o Governo Federal, um quarto das famílias de baixa renda (faixa I) estão com os financiamentos com atrasos superiores a 90 dias. De acordo com o banco, tal medida tem o objetivo preservar o programa habitacional.

A faixa I é destinada exclusivamente as famílias cuja renda mensal bruta seja de zero a até R$ 1,6 mil, essas famílias pagam apenas 5% da renda em prestação, sendo assim o valor máximo da mensalidade é de R$80,00, mesmo a prestação sendo baixíssima a inadimplência tem crescido, a principal razão é a “flexibilidade” do governo com essas famílias, que em muitos casos deixa até de efetuar cobranças.

Mas tudo isso está mudando, essa semana a CEF já começou a fazer cobranças aos beneficiários que estão com as prestações em atraso, com alguns dias de atraso o banco já envia cartas, mensagens SMS e faz ligações com cobranças para lembrar seus mutuários de efetuarem o pagamento.

Na prática o que vai acontecer é que os imóveis do Minha Casa, Minha Vida que forem retomados pela Caixa Econômica Federal não vão mais a leilão, eles serão sorteados dentro do programa MCMV. Para aqueles que estão inscritos no programa petista isso significa que haverá mais oportunidade para ser contemplado – antes o imóvel ia a leilão e o arrematante na maioria das vezes não atendia as condições socioeconômicas do programa MCMV.

É justo que os imóveis sejam retomados, afinal o dinheiro usado nos subsídios é bancado por todo cidadão brasileiro por meio dos impostos. Logicamente que deverá haver um bom senso na hora de retomar esses imóveis, pois é preciso ver qual é a situação atual do beneficiário.

O que estimula a inadimplência é justamente o fato do Minha Casa, Minha Vida não cobrar, até então, os mutuários que estão com prestações atrasadas.

A recomendação é de que os inadimplentes procurem o banco financiador o quanto antes para renegociar a sua dívida com a instituição para ficar em situação legal com sua casa ou apartamento, eliminando o risco de perdê-la.