Entrada de financiamento de imóvel usado sobe para 50% na Caixa

Entrada de financiamento de imóvel usado sobe para 50% na Caixa

A Caixa resolveu endurecer as regras para o financiamento de imóveis usados, agora a entrada mínima passa a ser de 50% do valor da casa ou apartamento.

O financiamento é uma ótima opção para aqueles que não dispõem de recursos para pagamento de um imóvel à vista, por meio dele é possível pagar a Casa ou Apartamento em prestações acessíveis, normalmente o prazo de pagamento é de até 35 anos. A Caixa Econômica Federal é a responsável por mais de 75% dos financiamentos imobiliários do país, ela acaba de anunciar que o financiamento de imóveis usados ficará mais difícil, isso porque a entrada mínima passará de 20% para 50% do valor do imóvel.

A justificativa para a redução do limite de financiamento de imóveis usados é de que o banco passará a concentrar seus esforços em imóveis novos, principalmente aqueles financiados por meio de programas habitacionais, tal como o Minha Casa Minha Vida.

A mudança não afeta os financiamentos de imóveis do Minha Casa Minha Vida ou aqueles que utilizem recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A redução do crédito acontece em um momento onde a Caderneta de Poupança registra recordes de retiradas devido a boatos sobre o confisco do investimento pelo Governo devido a crise, isso tem feito com que milhões de brasileiros retirem seus investimentos. Atualmente a caderneta de poupança é a principal fonte de investimento dos financiamentos imobiliários.

Na prática isso significa que os imóveis usados ficarão inviáveis para financiamento junto a Caixa Econômica Federal para muitas famílias, pois a entrada (lance) que antes era de 20% passa agora para 50%. Por exemplo, para comprar um imóvel usado financiado de R$ 400 mil, será necessário dar de entrada metade do valor, ou seja, R$ 200 mil.

A solução para o consumidor que não possui todo esse dinheiro para dar de entrada é realizar o financiamento de um imóvel novo, isso porque a entrada mínima exigida permanece em 20%. No longo prazo a medida poderá afetar inclusive os empregos na construção civil, pois atualmente a maioria dos lançamentos imobiliários é vendida para investidores que depois vendem o imóvel após a valorização, essa prática ficará mais difícil uma vez que ficará mais difícil encontrar um comprador que disponha de metade do valor do imóvel para dar de entrada.