Como tirar a segunda via do Minha Casa Minha Vida

Como tirar a segunda via do Minha Casa Minha Vida

Quem tem um financiamento pelo Minha Casa Minha Vida e não receber a fatura até a data de vencimento deve emitir uma segunda via online através do site da Caixa.

Se você financiou a compra da casa própria por meio do Minha Casa Minha Vida através da Caixa Econômica Federal é importante que conheça o procedimento para emissão de uma segunda via em caso de não recebimento do documento pelos Correios, isso porque o atraso pode gerar a cobrança de encargos financeiros por atraso. A CEF disponibiliza na internet uma ferramenta para emissão da segunda via das prestações e carnês dos financiamentos imobiliários, sejam eles convencionais ou por meio de programas habitacionais.

Infelizmente devido a greve dos Correios que afeta algumas regiões do país, muitos consumidores não estão recebendo a fatura antes da data de vencimento, por isso a recomendação é solicitar uma segunda via online ou então comparecer a uma agência para conseguir efetuar o pagamento antes de vencer.

Para acessar a 2ª via pela internet não é necessário ser Correntista da Caixa, basta ser titular de algum financiamento imobiliário (casa, apartamento ou terreno). É importante ter em mãos as seguintes informações:

Emissão – A emissão deve ser feita via site www1.caixa.gov.br/servico/habitacao/index.asp, logo na página principal basta informar o número de contrato e o CPF (Cadastro de Pessoa Física), não é necessário nenhuma senha para obter a segunda via pela internet – basta informar número de contrato e documento do responsável (titular).

Em sua área restrita será possível consultar as parcelas em aberto (menu Segunda Via) e também obter o Extrato de Financiamento para o Imposto de Renda (IR) ou ainda gerar uma Declaração Anual de Quitação de Débito.

Importante: o número do contrato pode ser consultado no próprio contrato de financiamento ou ainda em um boleto da prestação (verifique as vias antigas), ele é comporto de onze ou doze dígitos.

Não conseguindo emitir a segunda via do financiamento Minha Casa Minha Vida através do site da Caixa, recomenda-se que o interessado compareça a qualquer agência da Caixa Econômica Federal – preferencialmente aquela que foi a responsável pelo financiamento.