Caixa financiará apenas metade do valor de imóveis usados

Caixa financiará apenas metade do valor de imóveis usados

A Caixa Econômica Federal financiará apenas metade do valor dos imóveis usados que usam recursos da caderneta de poupança, entenda o que vai mudar.

Quem planeja financiar uma casa ou apartamento usado pela Caixa Econômica Federal, a partir do dia 04 de Maio de 2015 encontrará mais dificuldade, isso porque o banco estatal e que é responsável por mais de 70% dos financiamentos imobiliários do país, resolveu reduzir drasticamente o limite de financiamentos de imóveis usados, passando de 80% para 50%, isso quer dizer que o interessado em financiar uma casa ou apartamento usado terá que dispor de, pelo menos, metade do valor do imóvel para entrada, pois a Caixa só financiará a metade.

A medida é preocupante pois ela prejudica principalmente as famílias de baixa renda que normalmente não possuem metade do valor do bem para dar de entrada (o famoso lance ou sinal). Para se financiar um imóvel usado de R$ 200 mil (duzentos mil reais) o comprador interessado terá que dispor de, pelo menos, R$ 100 mil (cem mil reais) para dar de entrada, algo difícil para muitas famílias.

Segundo a CEF tal medida só atingirá os financiamentos de casas ou apartamentos usados que utilizem recursos da poupança – ficando fora dessa alteração os créditos para habitação popular, tais como, aqueles que forem financiados com recursos do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e/ou com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Com isso entendemos que menos pessoas vão conseguir vender seus imóveis usados para adquirir imóveis maiores, o que deve afetar consideravelmente o mercado imobiliário brasileiro a curto prazo, hoje é raro quem compra um imóvel usado à vista, a maioria acaba optando pelo financiamento imobiliário, porém agora será necessário ter, pelo menos, metade do valor para dar de entrada, algo que foge da realidade para muitas famílias.

Lembrando que ano CEF aumentou as taxas de juros para financiamentos imobiliários que usam recursos da caderneta de poupança por duas vezes, agora vem essa notícia de que o banco só financiará metade do valor dos imóveis usados. Isso obrigará o brasileiro a comprar um imóvel novo, pois a taxa de juros e o valor exigido de entrada é menor.

O banco quer agora focar na oferta de crédito imobiliário para aquisição de casas ou apartamentos novos. A nova medida entra em vigor a partir do dia 04 de Maio de 2015.