Como consultar e retirar nome do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Como consultar e retirar nome do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Ter nome incluso no CADMUT pode impedir o consumidor de contrair novos financiamentos, saiba como consultar e solicitar a exclusão de seu nome desse Cadastro.

O CADMUT não é mais do que o Cadastro Nacional de Mutuários, ele ter por objetivo identificar em um único banco de dados, todas as pessoas que contraíram financiamento bancário para a compra de um imóvel ou ainda aquelas que foram beneficiadas com subsídio da união (Governo). Ele ter por finalidade proteger as instituições financeiras antes da concessão de crédito, isso porque após a consulta ela descobre se a pessoa já é portadora de um financiamento imobiliário.

A compra de materiais para construção também pode gerar a inclusão do CPF (Cadastro Pessoa Física) do titular dependendo do valor solicitado, isso porque todos os financiamentos da construção civil são elegíveis para gerar a inclusão no cadastro. As pessoas que receberem subsídios de programas habitacionais (exemplo: Minha Casa, Minha Vida) também devem ter o nome incluso neste cadastro.

Atenção: Não confundir o CADMUT com o cadastro de devedores, ter o nome incluso no Cadastro Nacional de Mutuários não significa que  a pessoa seja inadimplente, pois o banco de dados indica apenas que você contraiu algum financiamento habitacional e que está pagando as parcelas (mutuário). Por desconhecimento do cadastro muitos gerentes e até imobiliárias tem informado o consumidor que o nome do cliente está “sujo”, quando na verdade não está.

Como retirar o nome do CADMUT A retirada do CPF do Cadastro Nacional de Mutuários deve acontecer quando a dívida (financiamento) for quitado com a instituição detentora da dívida, pois o cidadão a partir daí deixará de ser um mutuário, pois não há nada mais para pagar. O que acontece com frequência é o financiamento já ter acabado, porém o banco ou financeira esqueceu de dar a baixa no nome do cliente, o que pode gerar muitos transtornos para o consumidor.

A retirada de seu nome do cadastro tem que ser solicitada diretamente a empresa que fez a inclusão de seu CPF no cadastro. Entre em contato com ela e solicite a baixa de seu nome no sistema do CadMut.

CADMUT impede novos financiamentos? Não, porém ele pode dificultar a análise de crédito, isso porque o banco ou instituição financeira saberá que você está pagando um outro financiamento habitacional, portanto sua renda pode estar comprometida. Caso você tenha uma renda suficiente para pagar os dois financiamentos, ela poderá inclusive fazer a aprovação do crédito. Mas lembre-se que atualmente as parcelas com financiamento não devem comprometer mais do que 30% da renda.

Consulta pela internet A Caixa disponibiliza pela internet uma ferramenta que permite consultar se o seu nome está incluído no Cadastro Nacional de Mutuários ou CADMUT, tal ferramenta é gratuita e pode ser acessada por correntistas e não correntistas da instituição, desde que a pessoa tenha um Número de Inscrição Social (ex: NIT, NIS, PIS, Pasep) e realize online um cadastro de uma acessa para acesso as informações. A consulta pode ser efetuada através do site SICDM (Sistema de Cadastro de Mutuários) da Caixa Econômica Federal através do endereço www.sicdm.caixa.gov.br, caso não possua senha será necessário se cadastrar.

Caso considere que o seu nome foi incluso indevidamente no cadastro, recomendamos que entre em contato diretamente com uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), pois o banco é atualmente o administrador do CADMUT, ele poderá lhe informar qual foi a empresa que realizou a inclusão.