Construir uma Casa térrea ou um sobrado no terreno?

Construir uma Casa térrea ou um sobrado no terreno?

Construir uma casa térrea ou um sobrado no terreno? Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo de construção e decida o que é melhor na construção civil.

A opção por uma casa térrea ou um sobrado depende da necessidade da família e também do espaço destinado para a construção. É fato que um sobrado promove um melhor aproveitamento do terreno, porém para muitas pessoas a casa térrea pode ser mais vantajosa, pois além de sair mais em conta também não atrapalha a acessibilidade de pessoas com idade mais avançada. Na dúvida opte por construir uma casa térrea mais com estrutura para aplicação no futuro! Abaixo falamos sobre o que é mais vantajoso em cada tipo de construção.

Casa Térrea Construir uma casa térrea pode ser muito mais econômico do que um sobrado, mas a diferença de preço é muitas vezes pequena, pois tudo depende do projeto de construção utilizado, é possível inclusive construir um sobrado por um valor igual ou pouco maior do que uma casa térrea, basta para isso desenvolver um projeto que atende a necessidade e caiba no orçamento da família. O fator que acaba tornando o imóvel térreo mais barato é o fato da estrutura não precisar ser tão robusta, pois os alicerces não precisaram comportar o peso de outra casa no pavimento superior.

O tamanho do terreno é o que dificulta a construção de uma casa térrea, pois é comum a venda dos chamados “Meio Lote”, então quem quer construir uma casa maior e ocupar melhor o terreno certamente precisará avaliar a construção de um sobrado, pois ainda devemos levar em conta a necessidade de uma garagem.

Outro fator que devemos levar em conta na hora de escolher o modelo de construção é a idade e saúde dos moradores. Caso você tenha algum membro idoso na família, tenha em mente que um sobrado poderá dificultar o acesso dessa pessoa ou até tornar a sua vida mais difícil. Lembre-se também que você e sua família vai envelhecer e isso poderá comprometer a sua acessibilidade. A construção de um elevador residencial é algo praticamente descartado por quem não dispõem de muitos recursos, pois o custo é muito alto, tanto de construção, quanto de manutenção.

Sobrado As casas com dois ou mais pavimentos são normalmente chamadas de “Sobrado”, este tipo de construção tem por características promover um melhor aproveitamento do terreno. Em um lote relativamente pequeno é possível realizar uma construção de um imóvel maior do que se fosse construída uma casa térrea, isso porque o sobrado pode dobrar a sua área de construção. O sobrado também pode ser esteticamente mais bonito do que uma casa térrea, o que pode muitas vezes valorizar mais o imóvel na hora da venda.

Se na questão de espaço o sobrado é o mais vantajoso para quem quer ocupar melhor o seu terreno em outros quesitos ele pode não ser vantajoso, isso porque o custo de construção pode ser maior do que uma casa térrea, pois será necessário uma estrutura mais robusta com fundação adequada, lajes, e colunas resistentes para comportar o peso do imóvel do segundo pavimento.

No caso da construção de um sobrado é preciso também analisar bem a construção da escada que dará acesso ao pavimento superior, isso porque uma escada escolhida de maneira incorreta pode ocupar muito espaço, tirando inclusive o aproveitamento do terreno que você ganhou ao optar por este tipo de construção.

Conclusão Acima você pode conferir as vantagens e desvantagens de cada tipo de construção, a opção mais adequada dependerá das suas necessidades (tamanho do terreno, tipo de construção, idade das pessoas que vão morar, espaço para garagem etc). No meu caso eu optei por construir uma casa térrea, porém com estrutura suficiente para futuramente construir um outro imóvel no pavimento superior, pensando dessa forma eu investi bastante na fundação do imóvel. O terreno é pequeno demais para comportar um imóvel de “x” dormitórios, além disso pensei no espaço para a garagem, já que hoje em dia carro é um artigo de primeira necessidade.