COHAB e CDHU dá direito ao cartão Minha Casa Melhor?

COHAB e CDHU dá direito ao cartão Minha Casa Melhor?

Todos os dias o blog Casa Apartamento recebe mensagens perguntando a respeito das regras do Minha Casa, Minha Vida e também do Cartão Minha Casa Melhor, esta semana recebemos bastante mensagem a respeito do cartão que dá acesso a uma linha de crédito de até cinco mil reais para a compra de móveis e eletrodomésticos, nesta semana vamos tirar uma dúvida muito comum, que é a respeito da contratação do cartão por aqueles que financiaram uma casa ou apartamento por meio de outros programas habitacionais, tais como, CDHU, COHAB, Casa Paulista, dentre outros.

O Cartão Minha Casa Melhor é destinado exclusivamente aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, entretanto ele também pode ser utilizado por aqueles que financiaram pela COHAB ou Casa Paulista, desde que o financiamento tenha utilizado a linha de crédito do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), isso é comum em alguns estados onde os municípios fazem uma parceria entre a Companhia de Habitação e o MCMV.

Quem pode pedir o Cartão Minha Casa Melhor

Beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida;

Financiamento deve ter sido realizado pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil;

As prestações do imóvel devem estar em dia (não pode ter nenhuma prestação em atraso);

As chaves do imóvel já deve ter sido entregue (não é possível obter o cartão antes da família mudar para o imóvel financiado pelo Minha Casa, Minha Vida;

COHAB – Aqueles que financiaram pelo Companhia de Habitação do município ou de seu estado também poderão ter acesso ao Cartão Minha Casa Melhor, desde que o financiamento tenha sido realizado através do Minha Casa, Minha Casa. É importante que você verifique em seu contrato ou diretamente com a companhia, se o financiamento utilizou os recursos do programa do Governo Federal, caso a resposta seja positiva você poderá pedir o cartão normalmente.

CDHU – A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo (CDHU) oferece uma linha de crédito imobiliário própria, por essa razão seus beneficiários NÃO tem o direito ao cartão Minha Casa Melhor, isso porque seus financiamentos não utilizam a linha de crédito do Governo Federal, portanto não a possibilidade de contratação.

Para saber se você tem o direito ao cartão o procedimento é bem simples, basta verificar se o financiamento imobiliário foi concretizado por meio do Minha Casa, Minha Vida (com ou sem subsídio). Caso sua resposta seja positiva você terá acesso ao cartão para compra de até cinco mil reais em móveis e eletrodomésticos para a sua casa ou apartamento novo.