Como saber se fui sorteado no Minha Casa Minha Vida?

Como saber se fui sorteado no Minha Casa Minha Vida?

Em ano eleitoral muitos municípios do país lançaram o cadastro do programa Minha Casa, Minha Vida, desde então muitas famílias contam com a esperança de um dia serem sorteados, mas de nada adianta se inscrever e não acompanhar o processo de seleção. Segundo o Ministério das Cidades, o sorteado que deixar de comparecer é, automaticamente, substituído por um candidato suplente do cadastro reserva.

Em Sorocaba (SP), por exemplo, centenas de famílias foram excluídas pois não atenderam ao chamamento do Diário Oficial do Município (DOM) para a apresentação dos documentos para formação de uma pasta para encaminhamento a Caixa Econômica Federal. O mesmo aconteceu na capital paulista, a Prefeitura de São Paulo convocou em 2014 mais de 3 mil famílias, cerca de seiscentas não foram localizadas, sendo, portanto, excluídas do cadastro.

Quem não apresentar a documentação no prazo estipulado é, automaticamente, excluído do MCMV. Algumas prefeituras entram em contato com cada beneficiário por telefone, porém, nem sempre isso é possível, pois são muitos candidatos, daí a importância de consultar com regularidade o processo seletivo através da internet.

Ficar atento as notícias também ajuda, já que o resultado dos sorteios é divulgado, também, através da mídia local.

Publicação no Edital

É importante que o candidato inscrito no Programa Minha Casa Minha Vida fique atento as informações em seu município, a divulgação das datas dos sorteios e as convocações são normalmente informadas no site da prefeitura municipal ou da Secretária de Habitação do município em que o cadastro foi realizado.

O nome dos sorteados e o processo de convocação é sempre divulgado no diário oficial do município onde o cadastro foi realizado. No D.O (Diário Oficial) é também informado o regulamento e os prazos para apresentar a documentação no chamamento.

Após a entrega da documentação é criada uma pasta com documentos, ela é enviada para a agência financiadora (da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil). O banco realizará uma análise de crédito a fim de verificar se o candidato atende aos critérios de participação no Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.

Cadastro atualizado – Algumas prefeituras entram em contato por telefone e/ou correspondência (não são todas que fazem isso!), então é importante manter o seu cadastro sempre atualizado, incluir sempre que possível mais de um telefone de contato. Caso mude de endereço não esqueça de comunicar a secretaria do município em que realizou o cadastro. Com os dados atualizados fica mais fácil ser contatado.